No dia 02 de fevereiro de 2025, aconteceu uma das maiores celebrações religiosas do Sul da Ilha: a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes. A Banda da Lapa teve a honra de participar dessa tradicional festividade, realizada há anos na comunidade da Caieira da Barra do Sul. Para a Banda da Lapa, esse evento representou mais do que uma simples apresentação durante a procissão religiosa — foi um marco especial, pois marcou a estreia de 13 alunos no curso de iniciação musical da banda, realizado em 2024. São eles: Alex Justino, Andre Luis Araujo, Breno Fortunato, Julia Barbosa, Kristof Bergé, Lara Pichinatti, Manuela da Silva, Maria Fernanda Laureano, Renato Monteiro, Samanta Lopes, Tiago Heidenreich, Vinicius Pereira, Yasmin Feliciano. Com apenas 9 meses de curso, os alunos já puderam fazer sua estreia de maneira brillhante, tocando as marchas e hinos religiosos durante a procissão, acompanhados dos demais músicos experientes da Banda da Lapa.

Para acompanhar a procissão, os alunos se dedicaram ao estudo de diversas marchas e hinos religiosos. No repertório estavam músicas como Queremos Deus, Hino do Soldado Católico, Nossa Senhora (Hino da Paz), O Povo de Deus, Pelos Prados e Campinas e Rancho de Amor à Ilha — este último, o hino oficial de Florianópolis.
Como os alunos ainda não haviam memorizado todas as músicas da procissão, foi necessário recorrer a um recurso tradicional das bandas instrumentais: prender as partituras nas costas dos músicos à frente na formação do cortejo, utilizando prendedores de roupa. Dessa forma, os alunos puderam acompanhar a execução das músicas enquanto caminhavam, o que lhes proporcionou mais segurança e garantiu uma apresentação harmoniosa ao longo de todo o percurso.

A procissão teve início no alto da igreja São João Batista, na Caieira da Barra do Sul, com a banda tocando e o povo em oração, seguindo em direção à praia. De lá, a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes foi conduzida para o mar, acompanhada por diversas embarcações em uma belíssima procissão marítima, com o apoio da Marinha do Brasil. Logo após a procissão marítima, houve a oração e pedido de bênçãos pelo pe. Vânio e a procissão retornou até a igreja ao som da Banda da Lapa. Foi um momento de fé, música e emoção e um sentimento gratificante por parte dos novos integrantes da Banda da Lapa.

