Fundada em 1896 - Ribeirão da Ilha - Florianópolis/SC
Banda da Lapa

Blog

Abertura do Ciclo de Festas do Divino Espírito Santo 2025 na Catedral de Florianópolis

Na manhã do sábado (24/05), a Banda da Lapa teve a honra de participar da Abertura do Ciclo de Festas do Divino Espírito Santo, realizada na Catedral Metropolitana de Florianópolis. O tradicional evento, que marca o início das festas populares na capital catarinense, é uma das manifestações religiosas e culturais mais importantes de Santa Catarina e é reconhecido como patrimônio cultural e imaterial do município.

Banda da Lapa na Abertura do Ciclo de Festas do Divino Espírito Santo 2025

Crédito: DM Fotografias

Com forte presença da fé, da música e da cultura açoriana, o cortejo festivo reuniu 23 comunidades da Grande Florianópolis e do Litoral catarinense. Nos próximos quatro meses, 14 comunidades da Capital darão continuidade às celebrações do Divino Espírito Santo, com missas, cortejos, novenas e outras manifestações tradicionais que atravessam gerações. A cerimônia de abertura contou com momentos carregados de simbolismo e emoção, como o hasteamento das bandeiras pelas autoridades. Em um gesto de irmandade entre culturas, a bandeira da cidade portuguesa de Velas — localizada na Ilha de São Jorge, nos Açores — foi hasteada pelo prefeito de Florianópolis, Topázio Neto. Já a bandeira da capital catarinense foi hasteada pelo prefeito de Velas, marcando a assinatura do compromisso de cidades-irmãs entre as duas localidades. O ato simboliza o fortalecimento dos laços entre as comunidades açorianas do Brasil e de Portugal.

A Banda da Lapa, ao lado da Banda Amor à Arte, levou música e emoção aos fiéis e visitantes que acompanharam o cortejo pelas ruas do centro da cidade. Ao som de hinos religiosos e dobrados, nossa banda contribuiu para abrilhantar ainda mais este momento tão especial para a cultura e espiritualidade. Em seu repertório, a Banda da Lapa apresentou músicas que evocam a tradição e o sentimento de devoção, como "Deixa a Bandeira Passar", e também dobrados característico e tradicionais de bandas civis instrumentais como o dobrado "O Guarani", de Carlos Gomes, e o Dobrado "Brasília". Agradecemos aos mais de 30 músicos da Banda da Lapa pela presença e também à prefeitura de Florianópolis e a Fundação Franklin Cascaes pela organização do evento e pela oportunidade de participar mais uma vez este importante capítulo da história cultural de Florianópolis. Que a força do Divino Espírito Santo continue guiando os caminhos de nossas comunidades com fé, alegria e tradição.​

Crédito: DM Fotografias

plugins premium WordPress