Sociedade Musical e Recreativa Lapa

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Notícias
Notícias

Banda da Lapa comemora 118° aniversário com ensaio aberto e exibição de documentário

E-mail Imprimir PDF

No próximo sábado (16), às 14h, a Banda da Lapa exibirá o documentário “Milagre de Santa Luzia”, seguido de ensaio aberto ao público e de confraternização para marcar a passagem de seu aniversário.

A quarta edição do CineSom na Banda da Lapa traz as andanças de Dominguinhos pelo Brasil que toca sanfona no filme de Sérgio Roizenblit. Dominguinhos, falecido no ano passado, percorre o país mostrando como música e cultura popular se misturam nos versos e acordes de nossos mais conhecidos sanfoneiros. Após a sessão, a Banda faz ensaio às 16h.

A Sociedade Musical e Recreativa Lapa foi fundada em 1896, materializando o costume da comunidade de pescadores e pequenos produtores rurais do Ribeirão da ilha de manter uma banda musical para animar as festividades locais. Há 118 anos, a Banda da Lapa mantém-se graças ao esforço conjunto da comunidade de de músicos que voluntariamente iniciam os interessados pelos caminhos da música.

A banda tocará nas procissões da Festa da Lapa, na Freguesia de Ribeirão, no sábado, às 19h, e no domingo, às 9h. Às 12h de domingo, a Banda também se apresenta no Salão Paroquial da Freguesia.

O quê: comemoração de 118 anos da Sociedade Musical e Recreativa Lapa

Onde: Documentário e ensaio na sala de ensaio da banda, na Freguesia do Ribeirão, atrás do Centro Social

Apresentações no salão paroquial do Ribeirão

Quando: sábado (16) e domingo (17)

Gratuito

LAST_UPDATED2
 

Banda da Lapa e Câmara Clara lançam material de apoio ao ensino de música

E-mail Imprimir PDF

Lançamento de "O toque de cada mestre" será celebrado no CineSom 3, evento que reúne cinema e música ao vivo


Com música, audiovisual e confraternização, a terceira edição do CineSom é gratuito e conta com ensaio aberto da Banda da Lapa, lançamento do caderno audiovisual 'O toque de cada mestre' e exibição do documentário 'Tocar na Banda',  além de lanche comunitário e jam session.

O toque de cada mestre

Para fortalecer o ensino de música que faz parte da história da Banda da Lapa, gestora do Ponto de Cultura Educação Musical Popular, a interação estética entre audiovisual, imagem, sons e memórias produziu, ao longo de 2013, videoaulas que abordam conservação dos instrumentos de sopro, técnicas de estudo, regência, ritmo, improvisação e os sentidos da música para a vida.

O processo integrou músicos e amigos da Banda da Lapa na produção de um caderno de música acompanhado por DVD, para ser utilizado por músicos e musicistas de todas as bandas, para mestres e aprendizes de todas as idades.

O Cine Som 3 será realizado no próximo sábado, 07 de dezembro, às 17 horas, na Freguesia do Ribeirão, com início na praça e termino na sede da banda. A entrada é franca, no entanto os participantes podem contribuir levando um prato doce ou salgado para o lanche comunitário.

Serviço

O quê: Cine Som 3

Quando: 07/12/2013 –sábado, às 17h

Onde: Na praça e na sede da Banda da Lapa, na Freguesia do Ribeirão da Ilha

Quanto: gratuito

LAST_UPDATED2
 

Inscrições abertas para oficinas de música

E-mail Imprimir PDF

Aulas gratuitas serão oferecidas pela Sociedade Musical e Recreativa Lapa, no Ribeirão

As inscrições para as oficinas de música da Sociedade Musical e Recreativa Lapa estão abertas até o dia 13 de setembro, quando também iniciam as aulas. Com aberturas de novas turmas anualmente, a banda que em 2014 conta com 30 músicos voluntários e com mais de 30 alunos na fase instrumental inicia a nova turma de teoria e divisão musical. Nessa fase, a oficina gratuita será oferecida aos sábados no período matutino.

Ao fim das aulas de teoria e divisão da próxima turma, previsto para abril de 2015, os alunos receberão os instrumentos emprestados. Dessa vez os instrumentos oferecidos serão: tuba ou sousafone, trombone, bombardino, trompete, flauta transversal e instrumentos de percussão, de acordo com a necessidade da banda de música.

Para se inscrever é necessário saber ler, escrever e conhecer matemática básica. A inscrição pode ser feita através do e-mail da banda ( Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. ) e o regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site . As aulas serão gratuitas. Apenas será cobrada uma taxa de inscrição no valor de R$ 20 (vinte reais) a ser paga no primeiro dia de aula do aluno. A aula inaugural das oficinas de teoria musical será no dia 13 de setembro (sábado) às 10h na Sede da entidade, na Freguesia do Ribeirão da Ilha.

A Sociedade Musical e Recreativa Lapa completou 118 anos no dia 15 de agosto. Dentre tantas músicas e histórias, desde 1896, a Banda da Lapa ensina gratuitamente a arte da música para enriquecer o cotidiano e oportunizar a geração de emprego e renda. A continuidade da instituição se dá a partir das oficinas musicais, visto que esses alunos e futuros músicos serão mantenedores da instituição, ajudando na formação de quem, mais tarde, pode também ingressar na iniciativa, além de contribuir com a formação sócio-cultural da comunidade. A última turma recebeu os instrumentos emprestados em maio que teve como novidade a entrega de trompas sinfônicas para a formação do primeiro naipe desse instrumento na banda em mais de cem anos.

LAST_UPDATED2
 


JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL
Nossos Parceiros

Agenda & Eventos

11/11

Sábado - apresentação no Floripa Instrumental às 19h