Sociedade Musical e Recreativa Lapa

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Notícias
Notícias

Inscrições abertas para oficinas de música

E-mail Imprimir PDF

Aulas gratuitas serão oferecidas pela Sociedade Musical e Recreativa Lapa, no Ribeirão

As inscrições para as oficinas de música da Sociedade Musical e Recreativa Lapa estão abertas até o dia 13 de setembro, quando também iniciam as aulas. Com aberturas de novas turmas anualmente, a banda que em 2014 conta com 30 músicos voluntários e com mais de 30 alunos na fase instrumental inicia a nova turma de teoria e divisão musical. Nessa fase, a oficina gratuita será oferecida aos sábados no período matutino.

Ao fim das aulas de teoria e divisão da próxima turma, previsto para abril de 2015, os alunos receberão os instrumentos emprestados. Dessa vez os instrumentos oferecidos serão: tuba ou sousafone, trombone, bombardino, trompete, flauta transversal e instrumentos de percussão, de acordo com a necessidade da banda de música.

Para se inscrever é necessário saber ler, escrever e conhecer matemática básica. A inscrição pode ser feita através do e-mail da banda ( Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. ) e o regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site . As aulas serão gratuitas. Apenas será cobrada uma taxa de inscrição no valor de R$ 20 (vinte reais) a ser paga no primeiro dia de aula do aluno. A aula inaugural das oficinas de teoria musical será no dia 13 de setembro (sábado) às 10h na Sede da entidade, na Freguesia do Ribeirão da Ilha.

A Sociedade Musical e Recreativa Lapa completou 118 anos no dia 15 de agosto. Dentre tantas músicas e histórias, desde 1896, a Banda da Lapa ensina gratuitamente a arte da música para enriquecer o cotidiano e oportunizar a geração de emprego e renda. A continuidade da instituição se dá a partir das oficinas musicais, visto que esses alunos e futuros músicos serão mantenedores da instituição, ajudando na formação de quem, mais tarde, pode também ingressar na iniciativa, além de contribuir com a formação sócio-cultural da comunidade. A última turma recebeu os instrumentos emprestados em maio que teve como novidade a entrega de trompas sinfônicas para a formação do primeiro naipe desse instrumento na banda em mais de cem anos.

LAST_UPDATED2
 

Banda da Lapa abre inscrições para oficinas gratuitas de música

E-mail Imprimir PDF

Instituição completa 117 anos no dia 15 de agosto e mantém tradição secular de ensinar música

A Sociedade Musical e Recreativa Lapa - Ponto de Cultura Educação Musical Popular está com vagas abertas para oficinas gratuitas de música. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

O regulamento completo e a ficha de inscrição estão disponíveis no link: http://www.bandadalapa.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=92&Itemid=59

A Sociedade Musical e Recreativa Lapa completa 117 anos no dia 15 de agosto. Dentre tantas músicas e histórias, desde 1896, a Banda da Lapa ensina gratuitamente crianças, jovens e adultos a arte da música, seja para enriquecer o cotidiano ou para oportunizar a geração de emprego e renda. A continuidade da Sociedade Musical e Recreativa Lapa se dá a partir das oficinas musicais, visto que esses alunos e futuros músicos serão mantenedores da instituição, ajudando na formação de quem, mais tarde, pode também ingressar na iniciativa.

As aulas de iniciação musical serão realizadas na sede da Banda, no Ribeirão da Ilha, em horários e dias variados, de acordo com a demanda das inscrições. No dia 24 de agosto (sábado) será realizada a aula experimental.

Em 2013, a Sociedade Musical deve contar com apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, através da Fundação Franklin Cascaes. A ideia é proporcionar a oportunidade de participar da Escola Livre de Música, através do Núcleo Musical do Ribeirão. A Escola de Música funcionará em diversos bairros com instituições culturais diversas que receberão apoio da Fundação. No Ribeirão a parceria será com a Banda da Lapa, que também é ponto de cultura.

A idade mínima para as aulas é de 09 anos.  As inscrições vão até dia 23 de agosto (sexta-feira). O regulamento completo e a ficha de inscrição estão disponíveis no link: http://www.bandadalapa.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=92&Itemid=59

CURTA A PÁGINA DA BANDA DA LAPA: https://www.facebook.com/bandadalapa

LAST_UPDATED2
 

Música, memória e audiovisual no Ribeirão da Ilha

E-mail Imprimir PDF

Banda da Lapa e Câmara Clara disponibilizam site que reúne fotografias, partituras, audiovisuais e artigos

Histórias, memórias, fotos, vídeos e muita música. Elementos presentes na segunda edição do Cine Som, que teve na programação: formatura de novos instrumentistas do Ponto de Cultura Educação Musical Popular; apresentação musical da Banda da Lapa; lançamento do site do Centro de Memória Musical da Lapa; e mostra audiovisual de estreia do documentário Relíquias de um Terno de Reis.


A formatura dos novos instrumentistas da Banda da Lapa é marcada pela entrega de instrumentos aos participantes das oficinas de música que concluíram aulas de teoria musical, iniciadas em agosto de 2012. Na ocasião foram disponibilizados instrumentos de percussão, flautas, clarinetes, trompetes, trombones e saxofones para que os formandos passem para a nova etapa de estudos, com aulas práticas específicas de cada instrumento, ministradas pelos músicos e instrutores do Ponto de Cultura Educação Musical Popular. É através das oficinas musicais que a Sociedade Musical e Recreativa Lapa ensina gratuitamente a arte da música e garante sua continuidade, pois os estudantes de hoje serão os futuros músicos da instituição.

O Centro de Memória Musical da Lapa é um portal organizado pela Câmara Clara, em parceria com a Banda da Lapa, dedicado a disponibilizar na internet informações relacionadas à história da Sociedade Musical e Recreativa Lapa, grupo musical tradicional no Ribeirão da Ilha, em atividade contínua desde 1896, e também contemplar outras manifestações musicais do distrito do Ribeirão da Ilha. Através do endereço http://camaraclara.org.br/memoriamusical/, pode-se acessar fotografias, partituras, audiovisuais e artigos de referência.

Com o intuito de ampliar a pesquisa e compor um referencial sobre o universo musical do distrito do Ribeirão da Ilha, localizado no sudoeste da Ilha de Santa Catarina, o desenvolvimento do Centro de Memória contou também com o registro de manifestações musicais da cultura popular, incorporando a tradição oral e cantigas dos músicos e cantores de Terno de Reis.

Durante o ciclo natalino de 2012 e janeiro de 2013, acompanhou-se as atividades do Terno de Reis Amigos da Caieira da Barra do Sul, resultando na produção do documentário Relíquias de um Terno de Reis (HD, 15 minutos, direção de Daniel Choma e Tati Costa), e que estreia no Cine Som. A circulação do documentário se dará principalmente pela distribuição gratuita do Livro DVD Memórias em Movimento a instituições museais, bibliotecas, escolas e Pontos de Cultura.

O portal Centro de Memória Musical da Lapa inaugura um espaço virtual dedicado à memória musical do sul da ilha. O objetivo é oportunizar um ambiente de comunicação e compartilhamento de informações sobre as diferentes expressões culturais locais. Por este motivo está aberto o convite a colaborações, pelo envio de imagens, partituras e arranjos de compositores catarinenses. O contato pode ser feito através dos e-mails Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. ou Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

LAST_UPDATED2
 


JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL
Nossos Parceiros

Agenda & Eventos