Sociedade Musical e Recreativa Lapa

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Notícias
Notícias

Cinema ao Vivo terá edição gratuita no Ribeirão da Ilha com a Banda da Lapa

E-mail Imprimir PDF

A apresentação do filme 'O Circo' (1928), de Charlie Chaplin, com trilha sonora executada ao vivo pela Banda da Lapa, terá uma edição especial no dia 1º de dezembro, às 20h, no Conselho Comunitário na Freguesia do Ribeirão da Ilha. Com entrada gratuita, a ação é uma parceria entre o Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), a Sociedade Musical e Recreativa Lapa (Banda da Lapa) e o Conselho Comunitário do Ribeirão da Ilha.


A comédia de Chaplin é um clássico do cinema mudo e terá trilha sonora feita pela banda, que nasceu em 1896, praticamente junto com o cinema: a primeira sessão de cinema no mundo foi realizada em 28 de dezembro de 1895. O projeto Cinema ao Vivo resgata a experiência de assistir a um filme com som executado ao vivo por uma banda, como acontecia antes do surgimento do cinema falado. 

Para o regente da Banda da Lapa, Wellinton Correa, a apresentação é um presente para a comunidade do Ribeirão da Ilha. “Já executamos a trilha sonora do filme no Centro Integrado de Cultura e em outras cidades de Santa Catarina, neste fim de ano, queremos dar este presente para a nossa comunidade do Ribeirão e sul da ilha.” A primeira vez que a Banda da Lapa fez a trilha sonora do filme 'O Circo' foi em 2015, com duas sessões lotadas no cinema do Centro Integrado de Cultura. Desde então, o espetáculo já percorreu diversas cidades catarinenses.

A sessão no Ribeirão da Ilha faz parte do Projeto 'Um sopro de esperança: Formação Musical na Banda da Lapa – Temporada 2017-2018', realizado com o apoio do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura, FUNCULTURAL e Edital Elisabete Anderle/2017. O local de exibição tem capacidade para 120 pessoas sentadas.

Serviço:
O que: Cinema ao vivo com a Banda da Lapa - filme O Circo 
Quando: 1º/12/18, às 20h 
Local: Conselho Comunitário do Ribeirão da Ilha - Rodovia Baldicero Filomeno, 7792, Freguesia do Ribeirão (em frente à E.E.B. Dom Jaime)
Entrada Franca - *quem quiser, pode levar 1kg de alimento não perecível para doação


LAST_UPDATED2
 

Chorinho da Lapa se apresenta no Ribeirão da Ilha

E-mail Imprimir PDF

No sábado, 24 de novembro, às 19h, o grupo de choro da Banda da Lapa se apresenta na sede da Sociedade Musical e Recreativa Lapa, no coração da Freguesia do Ribeirão da Ilha. O grupo Chorinho da Lapa, formado por integrantes da banda, toca clássicos do mais brasileiros dos gêneros.

Na imagem, o grupo de Choro da Lapa na sua antiga formação, em 2010
O evento é gratuito e faz parte do Projeto Um sopro de esperança: Formação Musical na Banda da Lapa – Temporada 2017-2018, realizado com o apoio do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura, FUNCULTURAL e Edital Elisabete Anderle/2017.

Serviço:
O que: Chorinho da Lapa
Quando: 24/11/18, 19h
Local: Banda da Lapa, na Rodovia Baldicero Filomeno, 7792, Freguesia do Ribeirão da Ilha

Entrada Franca

 

Banda da Lapa entrega instrumentos e forma novos alunos

E-mail Imprimir PDF

 

A Sociedade Musical e Recreativa Lapa (Banda da Lapa) realizou no sábado (12 de maio) a formatura da turma 2017-2018 de teoria musical – Turma Vitor Hugo Morais de Souza. Os 12 formandos receberam seus instrumentos e certificado de conclusão do curso de iniciação. As aulas foram ministradas pelos instrutores Artur Hugo da Rosa e Mayk Edson de Souza.

 

Nesta temporada o projeto é realizado com o apoio do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura, FUNCULTURAL e Edital Elisabete Anderle/2017.


Confira abaixo a lista de novos alunos e respectivos instrumentos:

Eclesiastes Alves - Flauta
Luan Cruz Venancio- Flauta
Juliany de Morais Martins- Flauta
Alessandra Vicenzi Vicati – clarinete
Davi da Silva Padilha- trompete
Daniel Oda Barcelos – trompete
Rafael dos Anjos Melo – trompete
Ivana Tolotti – trompete
José Luiz de Jesus – bombardino
Glauber da Silva Alves- trombone
Raquel de Sá Pereira- trombone
João Vitor Moraes de Souza – percussão
Vitor Hugo Morais de Souza - percussão – in memoriam

 

Além deles, uma tuba foi entregue a o músico Jorge José Martins para que aprimore sua técnica, agora em um instrumento de melhor qualidade.

 

A escola de música mantida pela Banda da Lapa oferece aulas de música gratuitamente para a comunidade. Durante cerca de seis meses, pessoas de todas as idades estudam teoria musical, para então receber os instrumentos e passar a ter aulas práticas de acordo com o instrumento escolhido. Além de incentivar a aproximação com a música instrumental, o trabalho também visa a manutenção do seu quadro de músicos.

 

Nos últimos 10 anos, a banda capacitou mais de 150 alunos, sendo que alguns passaram a integrá-la como voluntários, tornando possível a continuidade do trabalho de educação musical e preservação de sua história centenária.

 

Confira todas fotos da formatura na nossa fan page: https://www.facebook.com/bandadalapa/

 

LAST_UPDATED2
 


JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL
Nossos Parceiros

Agenda & Eventos

8 e 9 de junho

Festa do Divino Ribeirão da Ilha:

7/6 - sábado às 19h30: cortejo acompanhado pela banda

8/9 -  domingo: cortejo acompanhado pela banda às 9h e show às 12h