Sociedade Musical e Recreativa Lapa

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Notícias
Notícias

Banda da Lapa se apresenta no Floripa Instrumental

E-mail Imprimir PDF

Banda no floripa 2016

A Banda da Lapa se apresenta neste sábado (11) no Floripa Instrumental, na Freguesia do Ribeirão da Ilha, às 19h. O evento reúne grandes nomes na música brasileira de sexta-feira (10) a domingo (12).

A apresentação da Banda da Lapa será no salão paroquial da Igreja Matriz e o repertório inclui bossa nova, baião, rock, funk, clássicos da MPB entre outros gêneros na musicais.

Tradicional banda de Florianópolis com 121 anos de existência, a Sociedade Musical e Recreativa Lapa se apresenta no Floripa Instrumental há oito anos, sempre mostrando variações da música brasileira e internacional instrumental.

Nesse período, grandes nomes da música brasileira como Nailor Proveta, Yamandu Costa, Arismar do Espirito Santo e Jorginho do Trompete tocaram com os músicos da banda. Confira abaixo a programação completa do evento:


DIA 10/11 - SEXTA

21h - Nonato Lima(CE)

23h - Guinha Ramires Trio, com Ubroder (percussão) e Ricardo Baumgarten (baixo) - (SC)


DIA 11/11 - SÁBADO

17h - Choro Catarina (SC)

19h - BANDA DA LAPA (SC)

21h - Daniela Spielmann (RJ)
- Silvério Pontes (RJ)
- Geraldo Vargas e Grupo (SC)


DIA 12/11 - DOMINGO

16h - Orquestra de Choro do Campeche (SC)

17h - Zé Paulo Becker (RJ)
- Cainã Cavalcante (CE)


Arismar do Espírito Santo e Proveta prestigiam o ensaio da Banda da Lapa, durante o Floripa Instrumental 2009

LAST_UPDATED2
 

Banda da Lapa completa 121 anos

E-mail Imprimir PDF
A Sociedade Musical e Recreativa Lapa – Banda da Lapa – completa 121 anos nesta terça-feira (15). Como parte da comemoração, a banda se apresentará com seu repertório popular domingo (20) na tradicional Festa da Lapa, na Freguesia do Ribeirão da Ilha, às 11h30.

 

“A banda chegou aos seus 121 anos com apoio de seus músicos e de toda a comunidade e necessita da continuidade desse apoio para permanecer em atividade e manter essa tradição musical”, afirma Wellinton Carlos Correa, regente da banda.

São muitas histórias e músicas, entre elas se destaca a junção de música e cinema. Desde 2014 a banda, além de tocar as tradicionais procissões, os cortejos e as apresentações com repertório popular, também faz a trilha sonora do filme o Circo, de Charlie Chaplin, em uma parceria com o Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS-SC). A Banda da Lapa e o cinema se encontraram, após mais de 100 anos.

Outra história é a pausa em 1951. Após uma no sem atividades por falta de apoio, a banda voltou a tocar em 1952, justamente na festa da padroeira do bairro para os católicos, a Nossa Senhora da Lapa.
Fundada em 15 de agosto de 1896, a banda materializou o costume da comunidade de pescadores e pequenos produtores rurais do Ribeirão da Ilha de manter uma banda musical para animar as festividades locais.

 

 

 

 

Clarinetes, flautas, saxofones, trompetes e trombones, bombos e bombardinos embalam a pitoresca comunidade histórica. Desde o início de 2017, a banda passou também a contar com naipe de trompas sinfônicas, o primeiro desde a sua fundação.
A dedicação de seus 30 músicos voluntários mantém a Banda. Esses se dividem nas atividades administrativas e musicais e também ensinam a arte da música para a comunidade. É assim que a Banda existe há gerações, passando o que se sabe aos futuros músicos, que mais tarde passarão adiante o que aprenderam.
“A banda por si só já é uma simpatia. São músicos são jovens junto dos representantes da “velha guarda”. A banda é um marco histórico do Ribeirão da Ilha e representa o bairro por onde passa, de forma que sempre cativa a amizade de todo mundo. E é isso que a gente quer”, detalha José Carlos Correa, presidente da Sociedade Musical e Recreativa Lapa.
Entre os representantes da “velha guarda” mencionados pelo presidente estão seu Arnoldo Feliciano, com mais de 40 anos de banda e amante do carnaval e do tradicional Zé Pereira. Outro o saxofonista e professor de música Alécio Heidenreich, com 65 anos de dedicação à banda.
“Vamos seguir o exemplo de nossos bisavós, avós e pais, que não mediram esforços para ter sua banda. Somente com a participação de todos é que poderemos continuar trazendo alegria às crianças, aos jovens, aos idosos, enfim, a todos os que apreciam a bela arte da música”, diz seu Alécio.
LAST_UPDATED2
 

Banda da Lapa tem primeiro naipe de trompas sinfônicas em 120 anos

E-mail Imprimir PDF


A Banda da Lapa agora conta com um naipe de trompa sinfônica. Esta é a primeira vez que o instrumento está entre os timbres da Sociedade Musical e Recreativa Lapa em 120 anos.

A apresentação dos trompistas Gabriela Hollenbach e Waldir Felippe foi neste domingo (5) na procissão de Nossa Senhora de Navegantes, na Caieira Da Barra Do Sul.

A data também foi marcada pelo aniversário do presidente da banda, José Carlos Correa. Parabéns aos dois novos integrantes da banda, ao professor Geovane Ribeiro e ao presidente José Carlos.

 

LAST_UPDATED2
 


JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL
Nossos Parceiros

Agenda & Eventos

11/11

Sábado - apresentação no Floripa Instrumental às 19h