Sociedade Musical e Recreativa Lapa

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Notícias Newsflash Uma sala para o ensaio

Uma sala para o ensaio

E-mail Imprimir PDF

O silêncio da madrugada foi quebrado pelo som da construção de uma sala de ensaio.  A banda que passou o centenário sem uma sede conta com uma atualmente, à beira mar. Aos sábados, dia de ensaio, alguns músicos aquecem seus instrumentos sentados na areia da praia, disputando sua sonoridade com as ondas que batem as pedras. Da estrada de lajotas era possível ouvir o ensaio, e dentro da sede, era impossível conversar enquanto os músicos tocavam. Caixas de ovo foram coladas à parede como tentativa para amenizar a reverberação do som, mas não o suficiente.

Em janeiro de 2009, os músicos se reuniram, novamente durante algumas madrugadas, para construir a sala de ensaio. Um conseguiu doação de sonex, outro de vidros temperados, desconto na compra da madeira. O cheiro de cola de sapateiro aumentava a fome, e no início da noite muitas pizzas eram pedidas para alimentar a madrugada. E assim a sala de ensaio, que era de piso e azulejo, passou a ganhar degraus de madeira, carpê e sonex. A sala ficou com a acústica adequada para 30 instrumentos saindo som ao mesmo tempo. Da estrada não se ouve mais o som do ensaio, o que fez com que muitos moradores que passam na rua, curiosos com o ruído que ouvem aparentemente longe, adentrem a sede, com uma expressão de quem está chegando em outro mundo.

A maioria dos músicos toca em outros grupos, principalmente à noite, para ganhar um dinheirinho. Outros aprenderam na banda e fizeram carreira como músicos militares. É assim em algumas das 89 bandas de música de Santa Catarina (cadastradas no projeto Bandas da Fundação Nacional de Artes – Funarte). Músicos que em casa estudam flautas, clarinetes, saxofones, trombones, trompetes e tubas e que no sábado se reúnem na sala de ensaio na sede da Banda da Lapa para botar os instrumentos também para conversar. Uma conversa com harmonia, melodia e ritmo.

por Valéria Martins

LAST_UPDATED2  
Nossos Parceiros

Agenda & Eventos