Sociedade Musical e Recreativa Lapa

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home

Pequeno Retrato Histórico da Banda da Lapa

E-mail Imprimir PDF

Banda da Lapa no Jantar dos Associados 2010. Foto: Jacksom dos Santos

Em 1896, na velha cidade de Desterro, que somente oito anos mais tarde passaria a se chamar Florianópolis, era fundada a Sociedade Musical e Recreativa Lapa. Porém, a tradição, da comunidade de pescadores e pequenos produtores rurais do Ribeirão da Ilha de possuir uma banda de música remonta o início do segundo quartel do século XIX, onde infelizmente o som dessa banda, Sociedade Musical Amantes do Progresso, foi sendo silenciado à medida que os instrumentos de sopro apresentavam desgastes e os remendos feitos com cera de abelha não eram mais suficientes para tampar todos os vazamentos. A Banda da Lapa, no mesmo formato das tradicionais bandas de música espalhadas por várias partes do território nacional, surge então com a proposta de alegrar as festividades religiosas do sul da Ilha de Santa Catarina e servir de maravilhoso berço para que jovens, crianças e adultos possam manifestar a música, essa arte tão nobre.

Apesar das dificuldades de toda a ordem que a sociedade brasileira enfrentou durante o século XX, presenciando guerras, catástrofes naturais, mudanças sociais e econômicas, a Sociedade Musical e Recreativa Lapa, no pequeno Distrito do Ribeirão da Ilha, resistiu bravamente a todas essas transformações. Destaca-se as turbulências enfrentadas em 1952, ano em que a banda ficou parada por falta de recursos. Contudo, com os esforços da comunidade local e principalmente dos músicos novos e veteranos, no ano seguinte a banda voltou a atuar com força total. A partir desse momento as pessoas viram o quão importante era a presença da poderosa bandinha na vida cultural do local onde está sediada, e daí para frente passaram a respeitá-la e ajudá-la de maneira mais intensa.

Atualmente, contando com uma ampla teia social de apoio, a centenária Banda da Lapa tem a participação de músicos, alunos beneficiados com as aulas gratuitas, voluntários e associados que dão o melhor de si para manter essa tradição tão importante no mundo complicado em que vivemos. A Banda de Música é composta pelos naipes de instrumentos de madeira que engloba a família das flautas, clarinetes e saxofones; naipe de metais com trompetes, trombones, bombardinos e tubas; instrumentos de percussão que vão desde o triangulo à Bateria completa; e recentemente passou a contar com um naipe de instrumentos harmônicos, envolvendo guitarra, teclado e contra-baixo elétrico. As apresentações são as mais diversificadas possíveis tocando procissões religiosas, festas tradicionais da cultura açoriana, apresentações em palco aberto, em teatro, etc.

Por toda essa história temos plena certeza que a Banda da Lapa permanecerá por muitos anos animando e educando musicalmente as comunidades no seu entorno e disseminando sua rica tradição por onde se apresentar.

 

Por Wellinton Carlos Correa

LAST_UPDATED2  
Nossos Parceiros

Agenda & Eventos